report - alttaimobiliaria

 
 
home
company profile services partners contacts    

Associados - Think Tank

Planejamento Linear, Cartesiano Real risco de muitos desafios, num mundo ideal em que os resultados são automáticos. Basta investir, trabalhar desde cedo, talento e pronto, sucesso garantido. Infelizmente até René Decartes, concordaria que muitas vezes, frequentemente, a vitória está no intangível, extra mile, fora do script. Um projeto linear, é a certeza de muitas bitolas por onde não será possível conciliar diversos tipos de padrões de locomotivas, da história.

Turnaround Infelizmente as estatísticas das Juntas Comerciais e Varas de Falências, são bastante realistas e abruptas pra repetidamente afirmar, pra quem puder ver, saber, que mais de 80% dos casos de empresas em dificuldades, não conseguem virar o jogo e sobreviver. Pra quem quiser ouvir, ver, estatísticas do IBGE, muito além de mágicas, técnica e boa vontade, um real turnaround depende muito de um talento intuitu personae de seu fundador, que deve voltar a brilhar, como sempre.

   

 

Fator intangível Imprescindível sim ao invés de projetos e profissionais que garantem tudo de A a Z, de forma alegadamente calculada, é a expertise de players estratégicos. Bem entendem que num mundo deveras competitivo, a informação é gratuita e ampla, e isso não diferencia nada.

Turnaround é intuitu personae Não tem solução customizada, e em muito depende da estrela, step forward do próprio dono da empresa. Estrela que deve brilhar mais viva do que nunca, frente aos desânimos e dificuldades multiplicadas

 
 

 

Experiência Grupo Alub/Brasília: Auxílio no Processo de Turnaround do Grupo, acompanhamento durante praticamente 5 anos. Suporte nos estudos de INPUT de capital, desde seu ingresso como First Runner do grupo BR Education, organizado pelo escritório Prismapar, até ingresso de Investidor em 2013/2014.

Fases do Turnaround O turnaround em boa dose depende da visão de si próprio. Depende de uma redefinição de si próprio, da trajetória do grupo, do horizonte de negócios, dos canais de financiamento, reinventar a visão da própria empresa. É o primeiro e constante passo, até o final, formação de visão essencial. Nesse quesito, foi realizada toda a assessoria para que os fundadores do grupo tivessem trânsito a boas casas bancárias, bankers famosos, Players de sua arena.

Quest de ótimos Bankers: Para tanto, foi feito o roteiro de busca para que o grupo entrasse no radar de bankers de Bancos do perfil Goldman Sachs, Planner de Maurício Quadrado (banker de VCP/Viracopos), além do pessoal da Prismapar de Renato Sousa Neto (filho do Excelentíssimo Sr Ministro Paulo Rentato Sousa, do governo FHC)

Luz e Boa Esperança, sem Mágicas Nesse contexto, o Grupo começou a ser auditado por consultorias de ponta, de renome. O nome passou a circular no metiér de tops bancos de investimentos e escritórios tops de Investment Banking. É o starter, ignição de todo o processo de estruturação do Turnaround, circuito de Investment Banking sem volta.

 

Realidade do Turnaround/Grupo Alub: Infelizmente a reviravolta empresarial em NADA se assemelha a uma linha de produção. Diagnóstico, estudos, trabalhos resultando num hipotético sucesso. Ao contrário, no caso do Grupo Alub, com faturamento proximo de R$ 40 milhões por ano, muito se deve ao talento de seus fundadores, Alexandre Crispi e Herivelton Mendes. Não há nada de automático nesse tipo de assessoria, e por vezes apenas com boa fé, perseverança, resiliência é possível coordenar trabalho de Turnaround.

Pré-Sal no Spot Nessa época, 2009 até 2012 pelo menos só se falava no Pré-Sal Brasileiro. A educação ficava nos sidelines, nas conversas de corredor, de rodapé. Entretanto é aí que a Assessoria de ponta trabalha, acreditando no Projeto mesmo que o assunto esteja fora da mira de toda a imprensa.

Educação/Bola da Vez Verdade também que trabalhando à espera de sua vez, eis que passa o ônibus do boom da Educação no País. Em que notíciário de petróleo passa por amplo ceticismo, acusações graves, intrigas políticas profundas e o foco passa a ser setor de Educação. Sorte estatística, ou apenas a sua vez no ônibus da história, quando veio esse chamado, o Grupo Alub já estava bastante preparado, conectado, com excelente network na área de Investimentos, já bastante comentado, para ser novamente chamado para seu SUCESSO !